O oposto do que alguém pensa ser a verdade | parte 1

Os paradoxos são algo que parece ser na verdade para o senso comum, mas se bem analisados, não são. Para a grande maioria, a moda é um paradoxo. Moda não é glamour. Se você pensa isso, está entrando por ego, não por paixão. 

Paradoxo 1 | Ser estilista é um dom. 

Então basta que mommy and daddy digam que tenho talento, que logo, no momento mágico seguinte, a Fashion Fairy tornar-me-há uma estilista e eu serei empossada no Castelo Mágico.

Bem, talvez esta fábula funcione na mente de quem não entenda nada deste mundo cão que é a moda.

Ah, mas na época de Coco, ou Christian....
Hmmm... desculpe, mas nem na época deles foi assim. Eles passaram por uma formação, foram pupilos. Antes da moda ser levada a sério como um estudo, essa era a formação vigente. Hoje em dia, not anymore!



[Para alguns, desenhar assim é um dom]

Dom, do meu módico ponto de vista, é um amor tão grande por uma profissão, que não te deixa parar. E logo isso te torna, por tempo de execução e persistência, alguém de destaque entre muitos.

Chega a ser uma ofensa pra quem dedica 4 anos na formação mais f0>@ que eu já conheci. Ser um Bacharel em Moda - formação que leva no mínimo 4 anos (!) para acontecer - envolve elementos de criatividade, coerencia, desenho, ergonomia, matemática, sensibilidade, administração, tato, olfato, fotografia, construção e muito, mas muito conhecimento de história geral. Além de outras coisas que você talvez não queira dedicar, como tempo integral, e coisas que você não tira da cartola, como inspiração (ou estro, como preferir).

Então, ler revista Vogue ou qualquer outra coisa que o valha, seja internacional ou não, definitivamente não te torna, sobre maneira alguma, um estilista ou qualquer outro profissional de moda. Te torna um comprador informado, nada mais. 

Se você adora comprar roupa, mas nunca acha o que você ama nas lojas, você não é um estilista nato! Você é uma pessoa com pouco dinheiro para comprar no lugar certo. E só isso!

Se você vestia suas Barbies, e queria mais roupas, e fazia mais roupas, você possivelmente foi uma criança NORMAL, porque o objetivo da Barbie é fazer que você deseje ter mais roupas pra sua boneca. Toda a publicidade da boneca gira em torno desta máxima. E seus pais não deviam ter grana pra bancar todos os seus desejos. Logo, você juntou uns trapos. E só isso!

Vestir-se bem também não é sinônimo de ser estilista. Algumas pessoas gastam seu tempo e amor em comprar roupas, embasados nos estudos de outras pessoas que colocam estas obras em revistas. Outras gastam seu tempo e tesão em criar roupas, embasados em estudos e com um tempero de inspiração. Nem sempre o segundo caso veste-se bem - e é aí que está toda a graça. Estes amam vestir, e ver sua obra tomar vida em outros. O paradoxo está na confusão que as pessoas fazem com estes dois tipos.

Fica mais para a Parte 2...

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